Anúncio 1

terça-feira, 29 de novembro de 2011

DICAS

Preço do cavaquinho

               Um bom instrumento é fundamental para aprender e desenvolver sua técnica, o problema é que os preços estão cada dia mais altos. Eu mesmo comprei o meu cavaquinho, um Araujo de faia modelo choro, por R$ 800,00, mas hoje esse mesmo cavaquinho no mesmo site está mais de R$ 1.000,00. Mas com uma boa pesquisa é possível encontrar um bom cavaco por um preço acessível. O que vale ressaltar é que comprar um instrumento pela "marca" não é a forma correta, o ideal é "sentir" o cavaquinho, ouvir o som e analisar o acabamento antes de efetivar a compra. O problema é que ótimos negócios são feitos pela internet, inclusive comprei o meu através do site da loja, e por mais que a tecnologia esteja nos surpreendendo a cada dia ainda não é possível ter a mesma percepção do cavaco "ao vivo". Para resolver esse empasse é importante negociar com o vendedor e pedir possibilidades de devolução ou troca caso o instrumento não atenda suas expectativas. É importante também fazer negócio apenas com vendedores de confiança, de preferência busque indicações com pessoas que já compraram com o vendedor indicado.

Ouça o Mauro Diniz!

Eu procuro ser "contido" quando toco, não sou muito fã de tocar com muitas firulas, por esse motivo admiro a técnica de Mauro Diniz. É uma forma limpa e bonita de tocar, ele da ênfase na levada da canção, destacando a harmonia da música, e não é atoa que é reconhecido como um dos maiores cavaquinistas do Brasil.

Postura correta 
            A postura na hora de tocar é algo muito pessoal, mas é importante evitar alguns "vícios", que além de prejudicar a execução das músicas é, na minha opinião, muito deselegante. Observe as figuras abaixo e analise a forma mais correta de tocar.

            

Um comentário:

  1. Leandro vc colocou muito bem a respeito de Mauro Diniz, sou fa do estilo dele desde que começei acompanhar samba (1986).
    Ouço grupos de pagode onde ele e o cavaquinista sempre, e tento fazer um pouco do estilo dele, pra mim ele e o melhor de todos.
    Parabens pela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir